Sobre o curso
Prática Corporal e Saúde do Movimento
Este curso oferece aulas práticas voltadas ao cuidado do corpo e à promoção da saúde motora, acessíveis para todas as idades a partir dos 15 anos. A proposta é criar um espaço de troca intergeracional, onde diferentes histórias corporais convivem, aprendem juntas e se fortalecem mutuamente.
Baseadas no Método de Reeducação do Movimento, criado por Ivaldo Bertazzo, as aulas trabalham a reorganização dos padrões motores de cada participante, respeitando os desafios e possibilidades de cada corpo. Os exercícios estimulam o sistema nervoso central, favorecendo movimentos mais conscientes, funcionais e adaptados ao dia a dia.
Ao longo dos encontros, promovemos a percepção do tempo e do espaço, equilíbrio, coordenação, bem-estar físico e mental. No fim de cada aula, há sempre um momento de fruição e expressão livre através da dança e de vivências artísticas. Um convite para que o corpo se mova com leveza, presença e criatividade.
Você vai aprender:
Estímulos sensoriais com objetos diversos (colheres de pau, tecidos, sacos com areia, escovas, etc.);
Estímulos sensoriais por meio do toque, em exercícios realizados em dupla;
Exercícios que trabalham segmentos corporais isoladamente (membros superiores, inferiores e tronco);
Práticas que ativam o corpo de forma integrada, como uma unidade funcional;
Desenvolvimento do equilíbrio e da transferência de peso;
Sequências rítmicas e dançantes para despertar coordenação e fluidez;
Rolamentos e movimentações no chão com segurança;
Exploração de qualidades de movimento (força, leveza, ritmo, direção);
Investigação do espaço interno e externo por meio do movimento;
Vivências artísticas e momentos de expressão criativa ao final das aulas.
Sobre a professora
Cláudia Piassi é formada em Reeducação do Movimento em 2018, em Comunicação das Artes do Corpo (PUC-SP) com habilitação em Performance e Dança em 2007, e técnica profissionalizante em teatro pelo Teatro Escola Célia Helena em 2005. Artista, orientadora e educadora da dança, performance e teatro, é integrante da Fatal Companhia, também trabalha com a criação de trabalhos em vídeo é educadora corporal pelo Método Bertazzo, e participou do projeto "Fases da Vida", dirigido por Ivaldo Bertazzo, no SESC SP. Visando a formação contínua, desde sua formação estuda as linguagens cênicas e práticas corporais frequentando e participando de aulas regulares, cursos e compartilhamentos de processos criativos de artistas, pesquisadores e professores como Ivaldo Bertazzo, Sérgio Galdino, Armando Aurich, Silvana de Jesus, Rubens Oliveira, Carolina Minozzi, Raouf Tchakondo, Yeda Peres, Francesca Della Monica, Eduardo Fukushima, Cristiana de Souza, Wendy Jehlen, Denise Weinberg, Adriana Grechi, Toshi Tanaka, Ciça Ohno, Juliana Moraes entre diversos outros. Desenvolve trabalhos artísticos independentes e autorais de dança, teatro, vídeo e performance junto com Edu Guimarães. Entre os trabalhos realizados, “0000*%{IIIIIIIIIIII-OOOO” vídeo criado para o Festival Pink Umbrellas; “Mecanismo de Busca” vídeo criado na situação de isolamento social; “Vida Vai – E – Vem Ou Vida Leva – E – Traz”, vídeo experimental que integrou o Festival Filmaê 2020 e a Mostra IP – Mostra Nacional de Vídeos, Intervenções e Performances 2018; “Viva Vídeo”, curta-metragem criado em parceria com o cineasta Paolo Gregori e Edson Kumasaka; “Quanto Vale o Show?”, performance apresentada no 9º Sarall, o sarau de todos na Casa 360º e no Projeto Encontros na Estação do Metrô Paraíso; “Pop It Up”, resultado da residência artística Lugarização no Espaço Cênico O LUGAR; “No Alto de Uma Montanha Íngreme”, vídeodança exibida no Dança Em Foco – Festival Internacional de Vídeo & Dança 2012, entre outros.
Público-alvo:
O curso é voltado para todas as pessoas a partir de 17 anos.
Anota aí na agenda:
Dias 15, 22 e 29 de agosto de 2025
das 10:00 às 11:30
Investimento
R$ 200,00 (duzentos reais)
*Mulheres negras, trans e indígenas, nos mande um e-mail para consultar as possibilidades de bolsas de estudos 100%.