Voltar para todos os eventos

Arte de Falar: Introdução à Fala Cênica


  • na.rizoma 1315 Rua Cotoxó Pompeia, SP, 50210-001 Brasil (mapa)

Sobre o curso

Esse curso é para quem quer melhorar a qualidade da própria fala, seja no trabalho, em apresentações, aulas, atendimentos ou mesmo no dia a dia. Através de exercícios de respiração e reeducação vocal, você vai fortalecer a capacidade pulmonar, ganhar mais vigor vocal e desenvolver uma fala mais fluida, expressiva e saudável.

A proposta é unir corpo, respiração e pensamento para que sua fala seja mais natural e impactante. Nada de fórmulas prontas ou automatismos: aqui, a expressividade vem da consciência.

A base do curso é o método da Fala Cênica, desenvolvido por Stanislavski e Maria Knebel — uma abordagem com mais de um século de tradição no teatro russo, mas que serve para qualquer pessoa que use a voz como ferramenta de trabalho, e não só para atores.


Você vai aprender a:

  • Ter mais consciência vocal e respiratória;

  • Interpretar textos com clareza e intenção;

  • Conectar fala e pensamento com lógica e fluidez;

  • Desenvolver mais autonomia e criatividade na fala;

  • Trabalhar ritmo, entonação, pausas e acentos;

  • Praticar a ginástica respiratória Strelnikova — que, além de tudo, faz bem pra saúde.




Sobre a professora

Letícia Machado é atriz e diretora. Sua relação com a Fala Cênica começou no curso de formação para atores da CAL (Casa das Artes de Laranjeiras), quando teve a primeira experiência de estudo da voz, tanto pela fonoaudiologia como pelo método russo, trazido ao Brasil há 25 anos, por Elena Gaissionok. Desde então, iniciou uma firme parceria com a professora. Fez aulas particulares e estudou a fundo o método por 6 anos, integrou o elenco da peça dirigida por ela (‘Oito Mulheres’), participou dos primeiros movimentos que geraram o Teatro Studio Gaissionok, e hoje segue propagando esse conhecimento também. Além de sua formação, Letícia se dedicou um tempo à palhaçaria e sempre teve a dança como uma prática paralela. Radicada em Vitória, viveu por 10 anos no Rio de Janeiro, onde fez parte do Contágio Coletivo (RJ), no elenco da peça “O Rinoceronte”, indicada ao Prêmio Shell-2019, pela direção de Ricardo Santos. Na mesma época, assinou seu primeiro trabalho de direção teatral, numa adaptação de “A Cantora Careca”, de Eugène Ionesco, e começou a dar aulas de Fala Cênica. Isso levou seu trabalho para a preparação de atores, também. Já dirigiu shows, esquetes, instalações artísticas, documentário. Atualmente vive em São Paulo e integra o núcleo de pesquisa/performance dirigido por Luiz Manuel, “Geometrias (In)congruentes”, um tabuleiro de jogo e improviso cênico (teatro e audiovisual). Em 2023, quando se formou em direção teatral pela SP Escola de Teatro, fez seu primeiro trabalho como assistente de direção em um ópera, montagem de "Carmen", dirigida por Rodolfo García Vázquez, e atualmente é produtora na Uniopera.

Anota aí na agenda:

Dias 13, 20 e 27 de agosto de 2025
das 14:30 às 15:00

Investimento

R$ 200,00 (duzentos reais)

*Mulheres negras, trans e indígenas, nos mande um e-mail para consultar as possibilidades de bolsas de estudos 100%.

Inscreva-se

Pague com PagBank - é rápido, grátis e seguro!
Anterior
Anterior
13 de agosto

Oficina de Colagem inspirada no Dadaísmo

Próximo
Próximo
13 de agosto

Dança Criativa